Delecampio José Menassa

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Este artigo foi publicado em 10/07/2009 e está arquivado em Qualidade de Vida.

15 erros que se deve evitar ao fazer ginástica em casa

15  ERROS  QUE  VOCÊ  DEVE  EVITAR  AO  FAZER  GINÁSTICA  EM  CASA.

 

1) Empolgar-se  demais  nas  primeiras  semanas

              Esse  é  um  dos  principais  motivos que  levam  muitas  pessoas  a  iniciar uma  atividade  física  e  logo  parar. Se  no  começo  você  não  for com  calma,  poderá  sentir  dores  musculares ou sofrer  contusão. Resultado: novos  motivos  para  voltar  a  ter  um a vida  sedentária.

2) Malhar  sem  estar  bem   informado.

          Não  adianta  começar  a  fazer  exercicios  sozinho  sem  saber  o  objetivo  de  cada um deles  e  a  maneira  correta  de  executá-los. Aproveite  ao  máximo estas  dicas, ou  converse  e  tire  suas  duvidas  com  instrutores  e  professores  de  Educação  Física  sempre  que  possivel.

3)Escolher  roupas  adequadas.

                 É  preciso  estar  atento  ao  seu   vestuário, principalmente  nos  meses  mais  quentes  do  ano. Muita  gente  adora  usar  roupas  de  último  tipo  e  acaba  se  enchendo  de  agasalhos  e  blusas  que  aumentam  a  temperatura  do  corpo  e  dificultam  a  transpiração. Prefira  modelos  de   tecidos  leves, arejados  e  que  cubram  a  menor  área  corporal  possivel.

4)Exagerar  no  uso  dos  acessórios.

            Trabalhar  com pesinhos, barras,  anilhas  ou  caneleiras  exige  cuidados. Utilizar  muito  peso, atrás  de  resultados  mais  rápidos  , pode   provocar  lesões  que  acabam  afastando  você  da  ginástica.

5) Deixar  de  se  aquecer  nos  dias  de  calor.

              Aquecer  o  corpo  não  tem  nada  a  ver  com  a  temperatura  ambiente. Por  isso, nada  de  dispensar  os  alongamentos  iniciais  nos  dias  ensolarados

6)Não  estar  concentrado  no  exercicio.

                Além de  prejudicar  sua  postura, estar  disperso ou  desatento ( de olho  na  TV, por  exemplo)  piora    os  resultados  da  sua  ginástica, porque  você   acaba  diminuindo  a  concentração  dos  musculos.

7) Não  prestar  atenção  nos  sinais  do  seu  corpo.

                 Tonturas,  dores  musculares  constantes, mal estar…  Nosso  organismo  sabe  como  dizer  “chega” ou “vá  mais devagar”. Você  só  precisa  dar  mais  atenção  às  mensagens  que  ele  manda . Sentindo  alguns  desses  sintomas,  pare o  seu  exercicio, diminua  o  ritmo  nas  próximas  sessões  e, se os  sinais  persistirem, procure  orientação  médica.

8)Descuidar  da  postura.

                  Quando  estamos  numa   academia, por mais  lotada  que  ela  esteja, sempre tem  um professor  por  perto  alertando para  os  erros  posturais  mais  graves. Em casa,   você  é  seu  próprio  personal  Trainer  e  o  espelho, o  seu  principal  auxiliar. Execute  movimentos  devagar  e  siga  todas  as  instruções  passadas  em cada  série  de  exercicios

9) Desrespeitar  os intervalos  entre  os  dias  de  malhação.

                        Tem  gente  que  faz  atividades  puxadas  todos os  dias. Outros   treinam  1  vez  por  semana. Nenhum  dos  dois  estão  corretos. Durante  a  semana  seu  corpo  precisa  no  minimo  de  um  dia  de  descanso. Já  bancar  o atleta  de  domingo  não  tráz  resultados   e  ainda  aumenta  as  chances  de  contusão.

10)Malhar em  momentos  de  grande  stress.

                    Antes  de  fazer  exercicios, procure   relaxar  e  acalmar  um pouco  a  mente quando  você  estiver muito  tenso ou  nervoso, pois  o  stress  pode  aumentar  a  pressão  arterial. Isso, combinado  à  atividade  fisica  sem  orientação, é  uma  ameaça  séria  à  sua  saúde.

11)Fumar  logo  após  o  exercicio.

                      Cigarro  e  atividade  fisica  não  combinam  de jeito  nenhum. Mas , se  você  ainda  está  tentando  ficar  livre  desse  vicio, pelo  menos  evite  fumar  ao  final  da  sua  ginástica, que  pode  provocar  crises  respiratórias  agudas.

12)Dispensar  um  bom  calçado.

                     Se  você  pretende  investir  nos  exercicios, primeiro  aplique  seu  dinheiro  na  compra  de  um  bom par  de  tênis. Ele  não  precisa  ser  daquela  marca famosa, mas  confortável, estável, (bem  firme  no  seu  pé)  e  ter  um  bom  sistema  de  amortecimento ( para  proteger  suas  articulações  dos  impactos  com  o  chão)

13) Dispensar  a  orientação  de  um  médico.

                        Todo  mundo  deveria  visitar  um  médico ( pode  ser  um  clinico  geral, por exemplo)  antes  de  iniciar  qualquer  atividade  fisica. Entretanto, essa  recomendação  vira  obrigação  para  quem já  chegou  aos  35 anos ou tem diabetes, hipertensão , colesterol  alto, parentes  com  histórico  de  problemas  cardiacos  ou  é  fumante.

14) Exercitar-se  em  jejum  ou  logo  após  uma  refeição pesada

                       O  ideal  é  fazer  uma  alimentação  leve ( um  suco  ou  uma  fruta)  meia  hora antes de  começar  a ginástica. Assim  você não   fica   sem  combustivel  e  nem  com  o  estomago  cheio  demais.

15) Parar  a  atividade fisica  de  repente.

                           Tão  importante  quanto  o  aquecimento  é o  esfriamento  no  final  dos  exercicios. Em  vez  de  parar  o  corpo  repentinamente, diminua  o  ritmo  aos  poucos  para  que  sua  frequencia  cardiaca  volte ao normal, evitando  sensações  de  mal-estar.

 

(Copiado  da  revista  Boa  forma  especial  de  Abril/98) ALTERAÇÃO POR DELECAMPIO JOSÉ MENASSA

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