Delecampio José Menassa

Informação

Este artigo foi publicado em 09/04/2009 e está arquivado em Crescimento pessoal.

Como Crescer na Pregação da Palavra de Deus

Ler Atos dos Apóstolos 18,24-26

            Apolo tinha grande capacidade de expressão e conhecia as Escrituras. Quem ouvia sua pregação ficava envolvido e atento. Mesmo assim, um dia, Áquila e Priscila lhe ofereceram mais uma ajuda. Apolo aceitou a ajuda e foi instruído pelo bondoso casal. Graças a sua atitude de humildade aprendeu o que lhe faltava e deu uma ajuda ainda maior à comunidade.

            O exemplo de Apolo nos ensina que, para ser um bom Ministro da Palavra não basta boa vontade, o dom de falar bem, o conhecimento da Bíblia… Mas é preciso humildade e desejo de aprender tudo quanto possa contribuir no desempenho de nossa tarefa. E esta apostila tem este objetivo: ser “Áquila e Priscila” para ajudá-lo a cumprir melhor seu ministério.

 

Falar com Deus, mais que falar com Deus.

           Bom ministro da palavra é aquele que melhor sabe escutar o Senhor: escuta a mensagem no silêncio do seu coração, na oração e na contemplação. Não adianta falar bem de Deus, sem antes ter falado com ele. Caso contrário, a pregação não passará de uma propaganda de televisão… O bom ministro da palavra não repele sempre a mesma coisa, não fala aquilo que gravou na memória ou ouviu em outra pregação… Mas sempre se pergunta: como eu posso dizer isso de forma diferente? Bom Ministro da Palavra é aquele que ajuda a comunidade a produzir bons frutos!

 

Os caminhos da pregação da palavra.

           O bom Ministro da Palavra fala porque tem algo a dizer, o mau porque tem que dizer algo. Ler Hebreus 1,1-2ª. É preciso buscar e encontrar as diferentes formas pela qual Deus se comunica. Maria recebeu a palavra e ela se fez carne em seu ventre e em seu coração. Ela foi capaz de escutar a Palavra e crer no impossível. Ele é nosso modelo: escutar e crer na palavra, para depois entregá-la ao mundo.

           Para ser um bom ministro da Palavra deve-se beber em quatro fontes:

  1. Fontes da Natureza: Encontrar a Deus por meio do que ele criou – Romanos 1 20-21. A natureza são as pegadas que nos indica a grandeza do criador. Quem não é capaz de admirar as coisas criadas é como um cego: incapazes de perceber as cores e as formas.
  2. Fontes do gênero humano: cada pessoa, por si só, é a presença de Deus na pessoa humana, na sua história, não é capaz de descobri-lo em nenhuma outra parte.  Rezar o Salmo 8. Por causa da grandeza do ser humano, devemos sempre anunciar que Deus se faz presente em cada um de nós. E também devemos denunciar tudo o que destrói a dignidade das pessoas. Para valorizar a capacidade criativa do ser humano, podemos utilizar a beleza das músicas, lembrarem refrões apropriados na hora da homilia… Também de grande ajuda são as biografias, as histórias da vida de pessoas que em vários campos da vida se tornaram exemplo. Mas não se pode alongar ao contar histórias. É preciso saber ser sintético, falando o essencial. Além disso, o pregador sente o sofrimento do seu povo, sofre com ele e pior isso é capaz de iluminar as situações da vida com a palavra de Deus buscando e indicando caminhos de superação, resgatando a esperança.
  3. A fonte da palavra de Deus e o magistério da Igreja: na homilia não pregamos o que pensamos de Deus, mas comunicamos o que Deus diz de si mesmo. Mas não se deve fazer isso complicando as palavras e idéias, mas de forma simples. Para isso é preciso pegar o texto bíblico e ler, ler, ler… “Aonde iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna!” Lembremos-nos sempre que a interpretação da Bíblia pertence à Igreja. Nós não temos a livre interpretação. Por isso é preciso que o ministro da palavra utilize os instrumentos de reflexão bíblica (matérias de apoio) que a Igreja (matérias de apoio) que a Igreja (Magistério da Igreja) coloca a nossa disposição. É preciso preparar-se para fazer a homilia. Além disso, os documentos da Igreja são de grande valia para nosso aprofundamento. Quem não se preparar está desrespeitando a palavra de Deus e a comunidade. É preciso aprender aos pés de Jesus.

 

 

                                 COMO SE DEVE ORGANIZAR UMA REFLEXÃO

Preparar-se para fazer uma reflexão é uma atitude de quem tem fé – é um testemunho de quem busca.

 

1 – Motivação inicial: Animar as pessoas para que escutem a mensagem. Ela deve captar atenção de todos e estar de acordo com a reflexão que vai fazer. Uma boa motivação é sempre curta: “Hoje vamos aprender da Palavra de Deus que…”; “A Palavra de Deus para nós hoje…”; “Hoje, Deus tem uma mensagem especial para cada um de nós” – Na motivação deve-se transmitir vigor, entusiasmo e interesse.

2 – Aprofundamento: Lembrar, rapidamente, o sentido da liturgia daquele dia, os textos lidos, localizando-os na História da Salvação, fazendo uma ligação entre eles, até chegar ao ponto que se quer aprofundar (que já deverá ter sido definido no momento da preparação para a homilia). Deve-se ter cuidado para que a reflexão siga uma linha e não fique como uma borboleta, “passeando” pelos textos bíblicos ou idéias soltas.

3 – Compromisso de vida: Destacar os compromissos decorrentes de nossa fé e da Palavra que estamos refletindo. Em que situações concretas de nossa vida esta reflexão se aplica? Quais devem ser nossos compromissos diante da reflexão proposta nessa liturgia? Que mudanças precisamos fazer acontecer no dia a dia de nossa vida na sociedade?

4 – Resgatar a esperança: Mostrar que é possível vivenciar os compromissos que Deus pede de nós. A Palavra, o mandamento de Deus não é um peso para nós. É possível viver e construir a vida querida por Deus…

5 – Resumo: Breve resumo da reflexão feita, destacando alguns pontos fortes. Pode-se escolher uma frase de acordo com a reflexão, um versículo dos textos lidos ou um refrão de uma música para que todos guardem no coração e na vida.

6 – Oração: Pode-se terminar a reflexão com uma pequena oração, uma entrega da comunidade a Deus, um momento de silencio para que a reflexão possa ecoar no coração, um gesto, um refrão, etc.

 

 

ALGUNS CUIDADOSS PRÁTICOS…

1 – Apresentação física: A falta de cuidado com a apresentação pode ser um obstáculo à aceitação da mensagem: roupa sem botão ou com manchas, aparência descuidada, tipo de roupa. (Fazer a homilia de bermuda ou de chinelo pode parecer falta de respeito às pessoas que nos ouvem).

2 – Reconciliar-se com Deus: Se a apresentação exterior é importante, muito mais será a interior. Podemos nos perguntar: com que motivação eu me disponho a fazer uma reflexão?

3 – Tempo: Programe-se antes de fazer a homilia. Reze os textos bíblicos. Leia outros materiais. Faça um pequeno resumo. Não se preocupe em falar tudo, em tirar todas as mensagens possíveis do texto. Escolha apenas um aspecto e aprofunde-o.

4 – Os olhos: São às janelas da alma e são essenciais na pregação. Olhe para as pessoas, para os da frente e para os de traz, não fale de cabeça baixa.

5 – A voz: Fale por você mesmo. Não queira imitar ninguém. Aumente a voz e abaixe-a, fale lentamente e suave o que deseja destacar, de acordo com a reflexão. Jamais grite! Saiba colocar ênfase onde é necessário. Não fale sempre com a mesma tonalidade, isso cansa! Cuide para não repetir sempre> Entenderam? Né? Verdade? Faça um teste com você mesmo: grave sua reflexão e perceba seus vícios de linguagem ou peça a alguém que faça as observações necessárias. Essas são atitudes de quem quer crescer sempre.

6 – O rosto: É preciso suavizar os músculos da fase. Não de deve fazer homilia mal-humorado.

7 – As mãos: O pregador deve sentir em suas mãos cada frase que diz. Elas devem desenhar o que estamos dizendo, mas de forma natural. Movê-las com suavidade, elegância e ritmo, sem gestos bruscos e ofensivos. Jamais fale com as mãos nos bolsos.

8 – O corpo: Todo o corpo comunica uma mensagem.

9 – Os pés: Coloque-se de pé e cuide para não pisar no cabo do microfone.

10 – Você não deve: coçar-se / tirar alimentos dos dentes / ficarem batendo com algum objeto (caneta) / recostar / mudar a voz bruscamente / chorar.

11 – Aprenda a usar o microfone: Cuide para que o som esteja bem regulado.

12 – Controle de tempo: É possível fazer uma boa homilia com dez ou doze minutos. Basta preparar-se bem, não ficar dando voltas e não querer falar tudo numa homilia apenas.

13 – Depois de sua reflexão, faça uma avaliação pessoal e se pergunte em que posso melhorar?

 

 

LIDERANÇA E MUDANÇA

 

Necessário vos é nascer de novo…

Transformai-vos pelo… São Paulo

Existe a mudança? As pessoas realmente mudam?

Para mudar é necessário rever nossos paradigmas sobre as mudanças.

 

 

Passos para a mudança e o crescimento

 

James C. Hunter nos apresenta 4 estágios no processo de crescimento e mudança:

1 – Sofrimento: Muitos de nós precisamos de um atrito ou desconforto ou insatisfação para sair da “Zona de conforto”. E a dor é uma motivação para a mudança. Ela pode nos indicar as áreas nas quais necessitamos desenvolver melhor nossas habilidades.

2 – Percepção: Refletir sobre nossa condição. Perceber os “sintomas” e suas conseqüências que reclamam determinadas habilidades. Compreensão de que a mudança é difícil, mas é possível. Resgatar a esperança em si mesmo.

3 – Vontade = Intenção + ações: Intenção de mudar + disposição de aceitar os esforços necessários para alcançar os objetivos com ações concretas. Tomar a decisão!

4 – Mudança: é o resultado de comportamentos sistemáticos praticados por um determinado tempo. Essa é a verdadeira mudança. “Quando você melhora um pouco a cada dia, coisas grandes começam a ocorrer. Não procure por melhoras rápidas e grandiosas, busque a pequena melhoria, um dia de cada vez. É o único modo para que aconteça – e, quando acontece, dura.” John Wooden – Treinador de basquete.

 

 

PRINCÍPIOS DA GESTÃO (PETER DRUCKER)

 

I. Ela trata com seres humanos: capacita-os pactuar em conjunto, efetivar suas forças e reduzir suas fraquezas.

2. Está inserida na cultura, pois ela trata da integração das pessoas em um empreendimento comum.

3. Toda organização requer compromisso com metas comuns e valores compartilhados.

4. A gestão capacita a organização e cada um de seus componentes a crescer e a se desenvolver à medida que mudem as necessidades e oportunidades. Toda organização é uma instituição de aprendizagem e de ensino. Gestão é aprendizado constante.

5. Numa instituição, cada um assume aquilo que lhe diz respeito, colaborando com todos. Para isso é necessário: comunicação e responsabilidade.

6. As instituições não lucrativas também necessitam de indicadores para avaliar seu desempenho, medindo questões específicas de sua missão.

7. O resultado de uma instituição está no seu destinatário: no caso das escolas seu destinatário é o aluno que aprendeu algo que usará no correr da vida.

 

A gestão ganha importância no momento em que se faz a ponte entre o desejo e a realização, a proposta da missão e sua efetivação. Quanto mais desafiadora e complexa uma situação, mais será necessário liderar, organizar, empreender, planejar, executar, avaliar, aprende!

 

“Se o amor muda as pessoas, e ele muda me parece natural que Deus seja a fonte de crescimento e mudança – porque Ele é Amor. Em outras palavras: quando nos esforçamos para ter um comportamento amoroso, Deus tem a oportunidade de atuar na vida de quem dá e de quem recebe.” J.Hunter.

 

 

49 comentários

  1. Delcimara P. A. Lirio
    25/05/2009

    este artigo me ajudou bastante… Continue a sua missão de evangelizar..q/ Deus abençoe vc e toda sua familia.

    • delecampio
      16/07/2009

      Fico feliz em ter te ajudado.
      Continue acompanhando o site.
      E Deus esteje sempre com você e sua família.

  2. fabíola
    09/06/2009

    tive o prazer de presenciar uma de suas palestra, no seminário de vida plena da São sebastião.
    estou me formando no ministério da palavra e gostaria da indicação de livros para eu por me preparar bem.
    desde já agradeço, e espero presenciar outras palestras

    • delecampio
      10/07/2009

      O prazer é todo meu em poder ajudar.
      Quanto aos livros vou separar alguns títulos e assim que puder te envio.
      Fique com Deus.
      Delecampio

  3. adriana
    10/10/2009

    gostei muito vai me servir como uma licao de com devemos prgar o evangelho tudo com simplicidade e ordem e descencia por temos que obedecer o que eus quer para nossas vidas pois a palavra e para mim para quem esta ouvindo que deus o abencoe amem

    • delecampio
      04/01/2010

      Boa tarde.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Que Deus abençoe você e sua família.

  4. zipare
    19/01/2010

    Adorei xta materia e k Deus vos abençoe abundantemente…. bigado

  5. auristela oliveira
    12/04/2010

    muito bom mesmo esse estudo,na é que o don da pregação tem que vin com conhecimento. essa esplicação me ajudou muito, obrigada.

  6. Cid Carlos Anjos
    15/04/2010

    Esti emcinamento é de grade avalia,e nos tira muitas duvidas cocretizando o obvil DEUS cotinui abençoando atodos vcs em nome de JESUS CRISTO.

  7. marcos
    17/05/2010

    Que DEUS te abençõe por atitude tão misericordiosa de ajudar o próximo pois minha esposa vai ser ministra da palavra e, ela está um pouco aflita com a preocupação de talvez não se sair bem na homilia, meu muito obrigado mesmo….

  8. anna
    08/06/2010

    A PAZ GOSTEI MUITO DA MATÉRIA ME AJUDARAM NA PREGAÇÃO.Muito obrigado,que Deus o abençoe poderosamente.

  9. Valéria
    21/09/2010

    Olá Delecampio!
    Que bom ler um artigo tão bom e que tenho certeza estar ajudando a muitos colegas Ministros.
    Continue!!!!!
    qualquer dia vai nos visitar na escola diaconal.
    Um Grande abraço, Valéria.

  10. luiz carlos
    11/10/2010

    Parabens pela materia me despertou

  11. MATIAS JOSÉ
    03/11/2010

    EU gostei porque quom estas palavras eu vou adequiri conhecimento para guando eu tiver a opornidade prega com conhesimento

  12. MATIAS JOSÉ
    03/11/2010

    EU gostei porque estas palavras eu vou adequiri conhecimento para guando eu tiver a opornidade prega com sabedoria~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]

  13. Magno soares
    04/12/2010

    essa ajuda é um curto e grande passo para uma ligação com Deus poderoso que Deus lhe abeçoe poderosamente amém

  14. foi um prazer conhece-lo,através deste estudo o Senhor jesus o abençôe vc e sua família.

  15. Diego
    16/01/2011

    Eu Gostei muito deste encino ,Me Ajudo muito
    eu Quero Ser um pregador Da palavra de Deus
    e com essa materia já Deu pra mim Ter uM Conhecimento
    O Que Deus Faz nas Nossa Vida
    e o Ele ha DE FAZER Só Basta Cré !

    Que Deus Te Abençoe !!

  16. alex q r
    02/02/2011

    esse e um bom ensino gostei muito

  17. carlos magno
    01/06/2011

    A PAZ AMADOS!GOSTEI DA MATÉRIA,FOI DE GRANDE VALIA PARA MIM MEU MAIOR DESEJO É SER UM PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS.JESUS Q ABENÇOA A TDS…

  18. Fablo lopes
    06/06/2011

    A palavra de DEUS fala que nós não devemos despresar os ensinamentos,muito obrigado gostei muito que DEUS continue uzando a tua vida A PAZ do SENHOR JESUS AMEM

  19. Luiz g da silva
    19/06/2011

    A P Z gostei munto desti encinamemto;que sera aproveito
    para a minha vida e numeu ministerio de evangelista

  20. Antonio
    29/07/2011

    gostei muito desta matéria vo me empenhar em produzir bons frutos sou um pregador iniciante vai ser muito bom seguir estes conselhos. Deus vos abençõe em nome de Jesus.

  21. washington
    09/08/2011

    Meu amado Pastor, que Deus possa te abençoar a cada dia o teu ministério para que vc continue a abençoar vidas, eu louvo a Deus muito me alegro com a tua visão, Deus é contigo varão.

  22. karina elizabeth
    17/08/2011

    adorei a materia e também gostaria que vcs focassem mais para os timidos, como fazer para se livrar da timidez,quero muito fazer missão mais esse é meu obstaculo

    muito obrigada

  23. fayane
    20/08/2011

    nossa estou impressionada!aqui achei tudo o que eu queria e mais um pouco.continuem sempre assim.

  24. Anonymous
    10/09/2011

    paz do senhor eu estou pregando eu esqueso fico perdida no testo eu me intusiasno me ajuda com oraçao tania

  25. jailson
    16/09/2011

    paz para todos!!! gostei dessa palesta sim, creio que Deus esta no negócio continue fazendo o que Deus ordena no seu coraçao q com certeza Deus vai te abençoar mais e mais…

  26. jailson 19.setenbro a paz adorei muito pos tou.querendo aprende.mas porquer e muito iportanti para cada um di nos a palavra de Deus pos esta materia me ajudaram.obrigado,que Deus o abençoi

  27. Jairo M. da silva
    27/09/2011

    Gostei do que eu lir, e consertezar vou utilisar e desenvolver o que eu aprendir, e assim que Deus possa fazer na vida de todos os que lerem esta apostilar. QUE DEUS CONTINUEMOS NOS ABENÇOANDO. PAZ E QUE O PODER DE DEUS NOS EMVOLVA PARA QUE NÓS VENHA A SER BENÇÃO EM SUAS MÃOS.

  28. Norito j Matias
    28/09/2011

    Graca e paz do meu Deus sou angolano e a primeira vez q entrei neste site mas xtou muito satisfeito porque encontrei aquilo q eu sempre procurei agradecia o favor q sempre q tiverem materias de genero envia me no meu imail q a luz do meu Deus vos alumia

  29. cicero junior gonzaga
    10/10/2011

    A paz que Deus abençoe pela atitude de ajudar a como levar uma palavra abençoada.Aprendi muito com este estudo que Deus te abençoe poderosamente.

  30. Felipe Freitas Da Silva
    26/11/2011

    A Paz que DEUS te Abençoe, pelos ensinamentos expirados por DEUS e pela experiencia que o irmão teve durante a sua jornada, citados acima,pra min que esta começando um ministério na presença de DEUS foi muito a aproveitável conteúdo continue assim a paz.

  31. jefinho
    30/11/2011

    TAMBEM KERO DIZER Q APRENDI MUITO E Q DEUS TE ABEMÇOE ;

  32. EUZEBIO CARDOZO
    15/01/2012

    PAS DO SENHOR,MEU AMADO IRMAO E COMPANHEIRO,QUE Deus continue ti mostrando visao do ceus,pois precizamos falar o que Deus nos manda…

  33. Kedman Lorhana
    01/02/2012

    muito interessante, certo que precisamos de todo esse ensinamento, porém, a pregaçao so tera grande valia se quem estiver pregando a palavra estiver em plena comunhao com Deus. se santificando, consagrando, vivendo em obediencia à palavra de Deus. Que Deus continue-o abençoando.

  34. jefferson
    14/02/2012

    só gloria Deus e aleluia

  35. cleiton
    14/02/2012

    paz de Deus, tudo que Deus prometeu para cada vaso vai se cumprir basta fc na posição amém

  36. Neuza Lago
    06/04/2012

    Sinceramente encontrei o que estava procurando, muito bom !!!
    DEUS abençôe você que se doa para nós,é uma forma de evangelizar bastante correta. Obrigada.

  37. Neuza Lago
    06/04/2012

    DEUS em sua infinita misericórdia, não nos deixa só , tem sempre os seus filhos amados nos caminhos de quem quer aprender.È tudo o que mais quero,com toda humildade levar a Palavra de DEUS aos meus irmãos,que a bênção de DEUS Todo Poderoso chegue até vc.

  38. JOSÉ CARLOS PIRES VIEIRA
    09/04/2012

    Sr. Delecampio José Menassa!
    São excelentes as suas dicas para ministros da palavra e para todos aqueles que pregam a palavra de Deus.
    Na verdade, é muito comum pessoas terem vícios de linguagem, repetir algumas expressões ou palavras, por exemplo: “né”, “aliás”,(oooo…, aaaa…), até mesmo para conseguirem pensar melhor como falar ao povo, em meio a pregação.
    Parabéns pela sua iniciativa! Parabens pelo site! Muitos são os beneficiados pelas suas instruções! De hoje em diante vou ler sempre as suas publicações

  39. cicero
    19/04/2012

    me emcantei com este artigo, minha judou muintissimo a mudar minhas tesses obrigada..

  40. JORGE ANDRADE
    21/04/2012

    Paz querido, gostei muito desse estudo aprendi muito, valeu mesmo Deus abençoa todos vocês…

  41. jaqueline
    04/05/2012

    parabens gostei isso faz com aprendemos mais

  42. edivalda
    10/11/2012

    gostei, estou começando pregar a palavra de DEUS ,é muito bom aprender e fazer o melhor espirado pelo espirito santo de DEUS!!!!!!!!!!!!!

  43. Daniel Moreira de Lima
    30/09/2013

    Oi Boa tarde, esse post foi o melhor de todos parabéns, eu sou um jovem de 25 anos batizei ontem foi a maior unção da minha vida não me contenho de tanta alegria e desde que aceitei jesus me interessei muito por suas palavras e seus ensinamentos cada dia mais fico feliz e vejo quão grande e o poder do Espirito santo e que Deus Te proteja cada vez mais e sua família e agradeço pois seu ensinamento e grande…
    Do Mais Novo Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Com cede no jardim America, da Cidade de Goiânia Goias.

  44. Denilce
    25/11/2013

    Gostei muito deste artigo,estou me preparando para ser uma grande pregadora da palavra de Deus é ministério revelado e um grande desejo do meu coração pesquisando
    eu encontrei este post e me ergueu ainda mais porem a responsabilidade é grande,ainda mais quando se trata de levar a palavra de Deus.tenho tentado fugir desse ministério mais existe momentos na vida que temos que enfrentar a realidade,tenho muita sede da palavra mais existe um problema(medo).Tenho 44 anos ,sou obreira da Igreja Evangélica Assembléia de Deus faça a diferença.

  45. eu quero diser que apendi muito obrigado.
    05/12/2013

    muito bom

  46. Edna
    12/03/2014

    a paz do Senhor ainda não li o artigo todo mas pelo que vi
    é edificante para quem Deus tem um chamado para
    ministração da palavra pois é grande a honra mais maior é a responsabilidade em falar de um DEUS tão grande e zeloso para um povo escolhido por
    Ele, o Senhor ti abençõe ricamente

Deixe um comentário